segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Bullying: uma realidade triste.
Texto de: Malena Barbosa
O bullying é uma coisa muito triste, porque a pessoa que sofre fica triste, fica pensativa, faz tudo pra que as pessoas não percebam que ela está sofrendo e guarda esse sofrimento todo para si e prefere não comentar com ninguem oque se passa com ela, porque sofre e fica comedo de falar, no caso do bullying escolar isso acontece muito, pois nas escolas tem pessoas que se acham melhor do que as outras e a pessoa que agride pode também estar sendo agredida e disconta toda raiva que ela está sentindo agedindo outra pessoa, e o bullying começa por uma brincadeira e depois as brincadeiras se tornam mais sérias, e pode até a morte.
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
A gravidez precoce
A gravidez precoce está se tornando cada vez mais comum na sociedade contemporânea, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual mais cedo.
A gravidez na adolescência envolve muito mais do que problemas físicos, pois há também problemas emocionais, sociais, entre outros. Uma jovem de 14 anos, por exemplo, não está preparada para cuidar de um bebê, muito menos de uma família.
Com isso, entramos em outra polêmica, o de mães solteiras, por serem muito jovens os rapazes e as moças não assumem um compromisso sério e na maioria dos casos quando surge a gravidez um dos dois abandona a
relação sem se importar com as conseqüências. Por isso o número de mães jovens e solteiras vem crescendo consideravelmente.
É muito importante que haja diálogo entre os pais, os professores e os próprios adolescentes, como forma de esclarecimento e informação.
Mas o que acontece é que muitos pais acham constrangedor ter um diálogo aberto com seus filhos, essa falta de diálogo gera jovens mal instruídos que iniciam a vida sexual sem o mínimo de conhecimento.
Alguns especialistas afirmam que quando o jovem tem um bom diálogo com os pais, quando a escola promove explicações sobre como se prevenir, o tempo certo em que o corpo está pronto para ter relações e gerar um filho, há uma baixa probabilidade de gravidez precoce e um pequeno índice de doenças sexualmente transmissíveis.
O prazer momentâneo que os jovens sentem durante a relação sexual transforma-se em uma situação desconfortável quando descobrem a gravidez.
É importante que quando diagnosticada a gravidez a adolescente comece o pré-natal, receba o apoio da família, em especial dos pais, tenha auxílio de um profissional da área de psicologia para trabalhar o emocional dessa adolescente.
Dessa forma, ela terá uma gravidez tranqüila, terá perspectivas mais positivas em relação a ser mãe, pois muitas entram em depressão por achar que a gravidez significa o fim de sua vida e de sua liberdade.
Fonte:http://www.depositonaweb.com.br/3814/sobre-a-gravidez-na-adolescencia-e-suas-consequencias/
Depoimento de uma jovem
Texto baixado por: Pâmela Cristina
Depoimento de uma jovem que teve seu primeiro filho na fase da adolescencia e ela também conta sobre as consequencias que uma gravidez pode vir a trazer.
é uma criança cuidando de outra !!!!!
vou te contar quais são as consequências....
tive meu primeiro filhos com 18 anos, parei de estudar, não fui p/ faculdade, pois o dinheiro que ganho é para sustenta-los, não posso mais sair, trabalho preocupada, pois ninguém cuida melhor que a mãe, fora que vc engorda, seu organismo já não será mais o mesmo, adquiri uma fraqueza, não posso ter mais filhos, tinha um problema no útero, minha filha nasceu por Deus, e adolêscencia é pra curtir, estudar, arrumar um trabalho p/ ganhar uns troco, até se formar, depois pensar em casar e ter filhos, só que eu comecei pelo fim, fui direto no filho e me ferrei, não me arrependo por ela, só gostaria de dar a ela uma vida mais confortável, como ela merece, por isso meninas se cuidam, não arrumem filhos tão cedo, filho é pra sempre, tem que educar, alimentar e acima de tudo tem que dar muito amor, não é uma tarefa muito fácil, quando vc ainda está se preparando para conhecer esse mundão!!!!
por isso se cuidem, são as meninas principalmente que tem que se cuidar, porque são elas que vão carregar seus filhos dentro do ventre por nove meses, diga se de passagem é muito dificil,
Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080827150238AAcVwxc
QUAIS SÃO OS RISCOS DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA?
Texto baixado por: Pâmela Cristina
A adolescência é uma fase em que os jovens não se sentem mais crianças e ainda não são adultos. O corpo está passando por intensas transformações. Fisicamente já são capazes de engravidar, mas emocionalmente não estão maduros para serem pais e mães. Isso porque eles ainda não têm claro seus projetos de vida para o futuro, muitos não se sentem responsáveis pelo rumo de sua própria vida e ainda são muito dependentes dos pais. Por outro lado, os adolescentes têm muita curiosidade a respeito de tudo, inclusive de sexo. Estão em contato a todo instante com cenas de sexo na televisão, cinema e nas conversas com amigos. Isso os deixa confusos e com vontade de colocar em prática o que vêem e escutam. Tudo isso leva os adolescentes a iniciarem a atividade sexual cada vez mais cedo. E, por desconhecerem o funcionamento do seu corpo, acabam engravidando.
A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA tem sido motivo de grande preocupação para a Pastoral da Criança e para toda a sociedade. Isso porque traz sérias conseqüências tanto para o adolescente como para seus pais e para toda a comunidade. Dados do Ministério da Saúde mostram que 1 em cada 10 mulheres brasileiras de até 19 anos já tem 2 filhos. No país, está diminuindo o número de gravidez em mulheres adultas e aumentando entre as adolescentes. Entre 1993 e 1998, aumentaram em 31% os partos em meninas entre 10 e 14 anos e em 19% nas meninas entre 15 e 19 anos atendidas pelo SUS. Nas visitas domiciliares, os líderes da Pastoral da Criança têm encontrado muitas adolescentes grávidas, acompanhando de perto as dificuldades e os riscos que essas jovens mães enfrentam.
QUAIS SÃO OS RISCOS DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA?
Algumas adolescentes escondem a gravidez por medo da reação dos pais, familiares e amigos. Como sabemos, a gravidez é uma fase que requer cuidados e acompanhamento de pré-natal. Se a adolescente decide fazer um aborto, além de estar cometendo um crime do ponto de vista cristão, os riscos para sua saúde são ainda maiores. Além de perder o bebê, a mãe pode perder também a própria vida. O aborto provocado também pode trazer problemas como infecções, hemorragias e até esterilidade. Depois de um aborto, a jovem pode ter dificuldade para engravidar. Tudo isso sem contar o sentimento de culpa que poderá carregar por toda a vida. Muitas vezes, a união com o pai da criança parece ser a solução ideal. Assim, alguns jovens acabam se casando e assumindo uma série de obrigações e responsabilidades que o jovem casal não estava preparado para assumir. Assim, há mais possibilidades de acontecer uma separação. Quando a jovem adolescente é abandonada pelo parceiro e este não reconhece a paternidade, resta aos pais dela assumir a criação e educação dessa criança. Nesses casos a jovem deixa de se sentir responsável pelos cuidados com o bebê, correndo o risco de engravidar de novo, do mesmo ou de outro parceiro. A gravidez indesejada na adolescência é vivida pela jovem como um período de muitas perdas. Ela deixa de viver sua juventude, interrompendo seus estudos, abandonando o sonho da formação profissional e seus projetos de vida. Por causa dessa nova responsabilidade, pode afastar-se dos amigos, perder a confiança e o apoio da família, que muitas vezes expulsa e abandona a jovem à sua própria sorte. Quando a jovem se sente abandonada pela família e comunidade pode até cair na prostituição.
Por tudo isso, podemos ver que a adolescência não é o melhor momento para a maternidade
COMO AJUDAR A FAMÍLIA E A ADOLESCENTE QUE ESTÁ GRÁVIDA?
Além de encaminhar a gestante adolescente para o pré-natal e acompanhar mês a mês essa jovem, o líder da Pastoral da Criança deve aproveitar as visitas domiciliares para orientar a família sobre a importância do apoio e compreensão, para que a adolescente viva esse momento com responsabilidade e amor.
COMO OS PAIS PODEM AJUDAR A PREVENIR A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA?
Se desde cedo os pais conversarem com a criança, respondendo o que ela pergunta e respeitando a curiosidade sem violência e sem críticas, estarão criando um canal aberto de comunicação. Isso vai facilitar as conversas dos pais com os filhos adolescentes, fazendo com que os jovens se sintam mais seguros, amados e respeitados. Quanto mais o adolescente gostar de si mesmo e se cuidar, menor é o risco de uma gravidez nessa fase.
Através do diálogo e do relacionamento amigo com seus filhos, os pais vão orientando os adolescentes sobre a importância de iniciar o relacionamento sexual quando estiverem mais preparados para assumir uma relação madura e responsável. Quando o adolescente se sente feliz e confiante na família, pode adiar o início da atividade sexual. Para que isso ocorra, é preciso que seus pais criem, desde cedo, um ambiente de respeito e amor. Assim, o adolescente vai desenvolvendo uma boa imagem de si mesmo e do mundo. Isso vai ajudá-lo a cuidar melhor de si e a se preservar, para que possa concretizar seus projetos de vida com respeito e responsabilidade. Um filho não pode ser fruto de uma atitude impensada. Precisa ser planejado, ser fruto de um projeto de vida. Quando os pais têm um bom relacionamento e engravidam porque desejaram, o bebê tem mais chances de se desenvolver saudável e feliz.
Mônica Flügel Hill e Marilda Liliane Urso
Psicólogas e Assistentes Técnicas da Pastoral da Criança
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Gravidez na adolescência
Nem toda gravidez precoce e não planejada é uma historia sem final final feliz ; mas infelizmente tudo acaba bem é uma é uma exerção á regra.Há muitos casos em que a menina , para atrair sobre si a atenção ou o afeto da familia e dos amigos ou para segurar o namorado, emgravida .Ora as carencias afetivas devem ser consideradas seriamente, e com certeza uma gravidez prematura não é a melhor solução .além disso,filho não tem poder de segurar namorado ,nem de produzir casamentos felizes e duradouros .Se o relacionamento do casal estiver ruim ,dificilmente um bebê facilitará as coisas ,pelo contrario .
Muitas fezes uma jovem desanparada ,que não desfrute de uma condição de vida digna ,pode pensar que tornando-se mãe se libertara da misería e obterá o respeito das pessoas .Esta ideia basea-se na crença de que asociedade tendevalorizar afigura da mãe e maior consideração pelas gestantes .Mesmo que exista um pouco de verdade nisto, logo a jovem se verá em situação aimda pior;tera de trabalhar e cuidar do filho.
Nas situações de violêcia ,o trauma psiscológico geralmente é intenso.Mas do que ninguem elas presisam de amparo e proteção especiais;para esas situações de risco ,amparadas explicitamente pela lei é permitida arealização do aborto legal.
Fonte: http://www.terrabrasileira.net/fouclore/regiões/2artes/c-cesto.
As consequências psicologicas
Gravidez na adolescência:
Os maiores problemas de uma gravidez antes dos 18 anos estão ligados aos aspctos psicológicos que podem acabar acarretando problemas fisicos,com pouca idade e comum a garota não ter atingido ainda o grau de aturidade ideal para enfrentar uam gravidez.Pelo fato da insegurança de assumir o papel de mãe podem acabar provocando problemas como a alteração da fisiologia da contração uterina,um dos motivos do grande numero de cesarianas registradas entra mulheres desta faixa etária.O acompanhamento Pré-Natal torna-se então absolutamente necessario e precisa ser altamente rigoroso,pois nesta fase a garota pode não ter maturidade suficiente para se consientezar que algusn de seus hábitos podem ser prejudiciais ao bebê como:O fumo e bebidas alcólicas.
Esse tipo de gravidez também pode acarretar um aumento de exessivo de tensãoe por consequência,perturbar mais ainda o já fragil lado emocional.Na adolescência a probabilidade de ocorrer o toxemia gravitica:Uma espécie de hipertensão da gravidez., assim como lesões do anal de parto (colo do útero da vagina )são muito maiores ,mas os cuidados com a jovem mãe não terminam no isntante do pato ela vai precisar ainda de apoio familiar para se adaptar com a chegada do bebê.
Texto de:Estefany moraes
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Cuidado com a gravidez muito cedo.
Texto baixado por: Pâmela Cristina
Gravidez na adolescência
Um assunto muito comum nos dias de hoje é a gravidez na adolescência. Uma grande quantidade de jovens entre 12 e 18 anos são futuras mães, e muitas vezes, nesse período tão importante de suas vidas, não podem contar com o apoio de ninguém, nem de sua família, nem do pai da criança. Isso causa na maioria delas uma revolta muito grande, depressão e até mesmo pensamentos suicidas. Essa é uma razão pela qual, muitas recorrem ao aborto, se arrependendo mais tarde. A adolescência por si só é um período de mudanças, um período incerto, em que as dúvidas fazem parte de suas vidas da hora que acordam a hora que vão dormir. A gravidez nesse período só acentua ainda mais todas essas duvidas, essas incertezas. Muitos pais não sabem como lidar com essa fase e os mais tradicionais, expulsam suas filhas de casa, ou as tratam com indiferença. Hoje realmente existem vários métodos preventivos, as mulheres estão bem mais independentes, mais liberais. Porém, não falta informação, mas falta orientação dos pais, e até mesmo atenção com os filhos. Depois de grávida, a adolescente pode e vai se sentir desprotegida, caso seus pais não compreendam o ocorrido. A gravidez na adolescência pode fazer com que a futura mãe crie pensamentos negativos, de que sua vida acabou ali, com a chegada da criança. Pois é ai que muitas se enganam, um filho não traz o fim da vida própria, mas sim o começo de uma nova fase, onde surgem apenas novas responsabilidades. Se você é adolescente, e não se sente preparada para ter filhos, então faça uso dos métodos contraceptivos, eles com certeza serão eficazes se usados de maneira correta. E procure sempre ter um ponto de apoio, seja uma pessoa mais velha de confiança, seus pais, caso eles não sejam tão tradicionais, e um acompanhamento médico, caso engravide, esse será essencial.
Fonte:http://www.mulhersexofragil.com.br/gravidez-na-adolescencia-riscos-e-consequencias/
As consequencias da gravidez na adolencência
Texto pesquisado por: Estefany Moraes e Tamyres Queiroz
Infelizmente a gravidez na adolescência esse é um problema que já se tornou extremamente comum e a cada dia que passa, o numero de jovens grávidas aumenta ainda mais, alem disso, elas estão engravidando cada vez mais cedo.
Quando uma jovem engravida precocemente isso pode significar uma grande perda sobre as oportunidades que a vida pode lhe oferecer, principalmente em relação ao mercado de trabalho e aos estudos.
Já que terá que parar de estudar para se dedicar integralmente ao filho pequeno, quando o mesmo estiver um pouco maior terá que deixar com outras pessoas para que possa ao menos concluir os estudos para que consiga um emprego para sustentar o filho.
Apesar de todo o trabalho realizado para a conscientização dos jovens em relação a este problema, muitos ainda não tomaram conhecimento do risco que eles correm ao não se previnem para que isso aconteça.
A prevenção além de evitar uma gravidez indesejada, ela também pode prevenir os jovens contra as terríveis DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) que assolam grande parte da população brasileira.
Alem disso, muitas jovens acabam tomando a decisão desesperada de abortar a criança, o que pode trazer vários problemas físicos e psicológicos para a mesmo, a principio isso não ira lhe causar transtornos mais futuramente isso pode pesar em sua identidade no qual muitas que já praticaram este crime tem que passar por tratamento psicológico para que possam esquecer ou superar o trauma.
Especialistas chegam a afirmar que jovens que possuem um bom diálogo com os pais e a escola também promove campanhas de prevenção e todas as demais informações, há uma baixa probabilidade de acontecer uma gravidez precoce e também um pequeno índice de doenças sexualmente transmissíveis.
Quando a gravidez na adolescência é diagnosticada é necessário que faça todos os procedimentos do pré-natal, e o mais importante é que a jovem receba o apoio da família para que fique um pouco mais tranqüila, mas se a jovem se encontrar muito transtornada é necessário passar por acompanhamento psicológico para que ela possa entender melhor tudo o que esta acontecendo.
Entretanto em caso de duvidas converse com a família e procure imediatamente um medico para melhor lhe orientar.
Fonte:http://blogmail.com.br/gravidez-na-adolescencia-e-suas-consequencias
Leia este apelo:
Texto de: Gustavo Felipe
Muita gente ainda não sabe oque é o bullying. Então eu pesquisei e vou passar um pouco para vocês.
Na pesquisa eu descobri que o bullying é um tipo de violencia praticado onde um certo número de pessoas interagem entre sí. Pode ser violencia verbal, física ou até mesmo indireta, a maioria das vezes essa violencia é feita por bullys (valentões), porém você pode estar praticando o bullying com alguem sem querer colocando apelidos, fazendo alguem passar vergonha em publico, etc. Como na maioria dos casos de bullying a vítima fica calada, assim você pode estar magoando alguem sem saber.
Então cuidado na hora das brincadeiras, sempre tenha certesa que não está agredindo ninguem,pois você pode esta matando aos poucos um ser humano.
TENHA CONSCIENCIA!!!